- IntelectusNews
- Posts
- #16 - Olimpíadas - Significados, simbologias e Polêmicas.
#16 - Olimpíadas - Significados, simbologias e Polêmicas.
Hoje vamos falar um pouco sobre o que o mundo inteiro está falando: Olimpíadas. Mas, vamos falar sobre o que está por detrás dos meros "Jogos Olímpicos".
Afinal, por que gostamos tanto de acompanhar isso? E qual a verdadeira mensagem que isso tem a nos passar? Sente-se em um lugar aconhegante, pegue um chazinho e leia até o fim. Você não irá se arrepender.
1. O mundo está acompanhando as olimpíadas.

As olimpíadas sem sombra de dúvidas, é um evento que faz o mundo inteiro parar para contemplar o talento de grandes atletas de todas as nacionalidades.
Atletas que representam seus países em diversas modalidades, exibindo habilidades extraordinárias e esforços notáveis.
O Brasil, diga-se de passagem, vem revelando grandes atletas, como é o caso da nossa medalhista de ouro: Bia Souza, do judô.
Aliás, além de Bia Souza, o Brasil já conquistou até então diversas outras medalhas:
Mas acredite, o fascínio que temos pelas Olimpíadas vai além do espetáculo esportivo.
As olimpíadas carregam significados muito maiores, e você compreender isso, irá compreender também o porquê países investem tanto em esporte e porquê há tanta simbologia na abertura dos jogos olímpicos.
2. Uma competição que vai muito além das arenas…

Quando falamos em esportes, podemos ver que grandes potências como: EUA, China, Japão, Coreia do Sul, entre outros… Sempre estão muito bem colocados nos rankings destas competições.
E a verdade é que:
Países investem em esportes não para ganharem meras medalhas. Mas, para consolidar seu poderio e influência no cenário global.
O investimento em esporte é uma estratégia de soft power, que permite aos países projetarem uma imagem positiva e influente no exterior. É uma forma de demonstrar competência, disciplina e excelência.
Além disso, o sucesso esportivo alimenta o orgulho nacional e a coesão social.
Não é por acaso que gostamos tanto quando um atleta do nosso país se destaca, é nítido como eles se tornam símbolos de esperança e resiliência para toda uma população.
Bia Souza é um CLARO exemplo disso.
Isso, são reflexos do verdadeiro objetivo dos esportes: Formação de identidade de um povo.
3. A Simbologia das Olimpíadas

Todos esses símbolos e significados, foram pensados literalmente há milhares de anos atrás, e serviram para formar sociedade e uma civilização forte, independente das diferenças culturais.
Isso fez com que a Grécia expandisse sua influência cultural para todos os cinco continentes.
E desde a cerimônia de abertura até a medalha de ouro, cada aspecto dos Jogos Olímpicos carrega significados profundos.
A tocha olímpica, por exemplo, simboliza a continuidade da chama da civilização e o espírito de união global.
Ela é acesa na Grécia e transportada por diversos países até o local dos Jogos, carregando consigo a promessa de paz e amizade entre as nações.
Os anéis olímpicos representam a união dos cinco continentes, com suas cores vibrantes simbolizando a diversidade e a inclusão.
Eles são um lembrete visual de que, apesar das diferenças culturais e políticas, todos os seres humanos compartilham a mesma paixão por excelência e superação.
3. Entretanto… Os símbolos foram corrompidos.

De acordo com Carl Jung, o ser humano carrega em si, símbolos que são universais, e os símbolos olímpicos não são exceção.
Eles evocam uma profunda conexão com o passado e com ideais universais de excelência e união.
Contudo, nas últimas décadas, algumas críticas apontam que esses símbolos têm sido distorcidos ou corrompidos por influências modernas e questões políticas.
Um grande exemplo é o que vimos na abertura dos jogos deste ano. Que sem necessidade alguma, por pura rebeldia ideológica, militantes zombaram de elementos culturais atemporais.
Mas não queremos entrar no mérito da cultura Woke e do progressismo por ora, mas sim falar sobre: Como e por que isso acontece?
Afinal, o ser humano tem uma tendência natural à imaturidade. Isso é: Queremos constantemente moldar o mundo de acordo com o nosso conforto.
É por isso, por exemplo que gostamos de "Mentiras reconfortantes"
E quando chegamos a um estágio avançado de "Imaturidade social", tudo aquilo que serve para construir uma sociedade forte, formar a identidade de um povo e transmitir mensagens construtivas, se esvazia.
Tudo se volta a uma busca incansável por aceitação, lacração, lucro e consumo.
Não é por acaso, que nos dias de hoje… As olimpíadas já não param mais guerras.
O seu significado já não é profundo.
O seu objetivo já não é nobre, mas sim, apenas dar lucro e gerar consumo.
Mas há algo bom nisso tudo… O lado bom é que:
Em uma sociedade de pessoas imaturas, que buscam moldar a realidade de acordo com seus desejos, que negam as coisas verdadeiramente importantes, há aqueles que buscam mais.
Que buscam se desenvolver, buscam maturidade, buscam construir uma vida, mesmo diante de tudo isso que vemos no mundo moderno.
Que acima de tudo: Buscam excelência e resiliência diante as dificuldades. Que buscam a superação de desafios, a força, a conquista e a vitória.
E acreditamos sinceramente que você seja essa pessoa.
Que você não se acomoda e nem busca "Significados superficiais", mas sim, significados profundos, paz, ordem e vitória.
Afinal.. Esse é a verdadeira mensagem dos jogos olímpicos, e que vai muito além dos meros jogos, é algo que precisamos constantemente levar para a vida.
E esperamos verdadeiramente que vocês possam levar essa mensagem para a vida de vocês.
Enfim… Por hoje é isso.
Até a próxima quarta-feira!