• IntelectusNews
  • Posts
  • #007 - Relacionamentos Líquidos: Por que Nada Tende a Durar, Principalmente os Relacionamentos?

#007 - Relacionamentos Líquidos: Por que Nada Tende a Durar, Principalmente os Relacionamentos?

Hoje vamos falar sobre: Praias, Relacionamentos Líquidos e sobre Como o amor morreu. Mas antes, vamos dar um contexto, né?

Bom dia! Seja muito bem-vindo(a) a mais uma edição da IntelectusNews, uma newsletter que tem como objetivo explorar as razões e soluções para as grandes questões do século 21.

E hoje… Vamos falar sobre: Praias, Relacionamentos Líquidos e sobre Como o amor morreu. Mas antes, vamos dar um contexto, né?

O tema mais debatido dos últimos dias: Privatização de praias.

Na última semana, um debate envolvendo o jogador Neymar Jr. e a ex-atriz Luana Piovani tomou conta das redes sociais.

  1. O motivo foi uma PEC que tramita no Congresso Federal sobre a privatização das praias do Brasil. Neymar Jr. se posicionou a favor deste projeto de lei, enquanto grande parte da internet foi contra.

  2. Sobre o projeto: Trata-se da transferência da administração das praias do Brasil para a iniciativa privada. Atualmente, quem comanda as praias é a Marinha.

  3. Todas as praias são propriedade da Marinha e consideradas "Bens Públicos do Povo".

Entretanto… Se o projeto for aprovado, essas áreas litorâneas poderão ser administradas pelos governos estaduais, municipais ou por empresas privadas.

OBS: Nenhuma catraca seria colocada na entrada da praia, mas organizações teriam direito de construir hotéis, resorts e outros empreendimentos nas regiões próximas à areia.

Mas o que isso tem a ver com "Relacionamentos Líquidos"?

Bom, acontece que Luana Piovani, além de ter sido contra, decidiu falar da vida pessoal do jogador.

Além disso, a ex-atriz perguntou aos seus seguidores: "Você queria que sua filha casasse com ele? Queria que sua filha tivesse um filho com ele?”

Insinuando que ele seria um péssimo marido. Após isso, Neymar Jr. se defendeu chamando a atriz de "Maluca" e rebateu os ataques. "Tira meu nome da boca".

Mas isso abriu margem para uma grande questão…

Por que os relacionamentos e a vida pessoal das pessoas são tão "polêmicas"? 

Bom, a grande verdade é que o significado de relacionamentos nos dias de hoje foi completamente esvaziado.

Bauman descreve os relacionamentos líquidos como aqueles que, ao contrário dos sólidos e duradouros do passado, são efêmeros e frágeis.

  • Essa liquidez nas relações é uma característica da modernidade líquida, onde tudo parece transitório e sujeito a mudanças rápidas.

  • Os relacionamentos líquidos são marcados por uma falta de compromisso profundo e por uma busca constante por gratificação instantânea.

Mas antes de entendermos de fato essa questão… Precisamos definir: O que são Acasalamentos, e claro… O que são relacionamentos?

Acasalamentos.

Acasalamentos, por sua vez, são vistos mais como conexões temporárias, instintivas e baseadas principalmente na atração física e satisfação imediata.

Eles são caracterizados por:

  1. Foco na Gratificação Instantânea: Os acasalamentos tendem a ser impulsionados pelo desejo de satisfação imediata, seja física ou emocional, sem a intenção de um compromisso a longo prazo.

  2. Superficialidade: Essas conexões muitas vezes não envolvem um conhecimento profundo do outro, ficando na superfície dos interesses e aparências.

  3. Falta de Compromisso: A ausência de um compromisso real é uma marca registrada dos acasalamentos. Não há uma intenção clara de construir algo duradouro ou enfrentar dificuldades juntos.

  4.  Instabilidade: Devido à falta de um fundamento sólido, os acasalamentos são frequentemente instáveis e suscetíveis a terminar abruptamente.

  5. Desconexão Emocional: A falta de intimidade emocional significa que as necessidades emocionais mais profundas muitas vezes não são atendidas, levando a uma sensação de vazio e insatisfação.

Ou seja, são relações literalmente mais primitivas mesmo, onde não há um nível emocional e nem intelectual envolvido, é puramente desejo, prazer e carne.

Portanto, não se iluda, o que hoje vemos em grande parte dos “Relacionamentos” envolvendo celebridades, não é nada mais nada menos que uma troca de interesses, onde um busca uma satisfação, e outra parte busca uma “Procriação”.

Isso sempre existiu na espécie humana e sempre vai existir… Entendido isso, vamos entender de forma aprofundada então o que realmente é relacionamentos?

Relacionamentos.

Por outro lado, os relacionamentos românticos são nada mais nada menos que uma conexão profunda entre indivíduos, onde existe um comprometimento emocional e uma troca contínua de afeto, apoio e compreensão.

Esses tipos de vínculos são caracterizados por:

  1. Compromisso e Durabilidade: Relacionamentos sólidos se baseiam em um compromisso mútuo de longo prazo, onde os indivíduos estão dispostos a enfrentar desafios juntos e investir tempo e esforço na construção de uma vida compartilhada.

  2. Intimidade Emocional: Um dos pilares dos relacionamentos é a intimidade, que envolve conhecer profundamente o outro, compartilhar sentimentos, sonhos, medos e experiências pessoais.

  3. Comunicação e Resolução de Conflitos: Relacionamentos bem-sucedidos dependem de uma comunicação aberta e honesta. Conflitos são inevitáveis, mas a maneira como eles são resolvidos pode fortalecer a relação.

  4. Crescimento Conjunto: Nos relacionamentos, há um desejo genuíno de ver o outro crescer e prosperar. As conquistas de um são celebradas como conquistas de ambos.

  5. Fidelidade e Lealdade: A lealdade e a fidelidade são valores centrais, criando um ambiente de confiança mútua e segurança emocional. Ou seja, relacionamentos não são baseados puramente em sexo, mas sim em um maior nível de profundidade intelectual e emocional.

Ou seja, Relacionamentos são baseados em aspectos maiores e mais elevados que puramente a carne e o desejo, e têm como finalidade construir uma vida em conjunto, família e momentos

Que diga-se de passagem, é justamente nada mais nada menos que a nossa própria biologia.

Afinal, a biologia humana nos mostra que crianças humanas, diferente dos animais em geral, requerem um período mais longo de cuidado intensivo, e isso sugere que a formação de parcerias de longo prazo são mais vantajosas para a nossa própria sobrevivência e desenvolvimento.

Nosso estilo de vida, nos leva a animalidade.

Na sociedade contemporânea, especialmente nas grandes cidades e no contexto da modernidade líquida descrita por Zygmunt Bauman, há uma tendência crescente de relacionamentos assumirem características de acasalamentos.

  • Isso porque, em média, nos "amortizamos" com o dia a dia e perdemos a capacidade de experienciar a vida e as relações de uma forma mais profunda, ficando limitados apenas ao desejo e aos sentimentos mais superficiais.

E disso, nasce essas “Relações efêmeras”, como uma válvula de escape da nossa própria realidade, mas sem a capacidade/vontade de realmente buscarmos algo mais profundo.

Estamos cansados de pensar, de se relacionar, de viver e acima de tudo: De experienciar… E isso é muito perigoso.

Entretanto… A única coisa que podemos fazer em relação a tudo isso, é apenas buscar não fazer parte disso.

Não se assuste com esses "fenômenos" do mundo moderno, isso tudo são apenas reflexos de um ser humano cada vez mais animalizado, que literalmente não busca construir relacionamentos, mas sim acasalamentos, apenas para procriar a espécie.

Só busque não fazer parte disso tudo, não se deixe contaminar. Quanto mais longe você estiver disso, melhor…

Não se muda as pessoas, se muda a si mesmo, e assim, aos poucos melhoramos a sociedade.