• IntelectusNews
  • Posts
  • #002 - Um homem medíocre, vai além da falta de um diploma.

#002 - Um homem medíocre, vai além da falta de um diploma.

Hoje faremos um diagnóstico sobre o conformismo e mediocridade do Brasileiro médio...

Bom Dia! Seja muito bem vindo a mais uma edição da IntelectusNews.

Uma newsletter única, que irá explorar de forma aprofundada, as razões e soluções para os grandes dilemas da vida moderna.

E hoje… Falaremos sobre "Por que somos um povo "Medíocre" e bestializado.

Pegue seu cafezinho e leia até o fim.

O que é ser "Medíocre"?

José Ingenieros, foi um docente, filósofo, sociólogo, médico, psiquiatra, psicólogo, farmacêutico e escritor, que, dentre suas obras…

Uma em específico, marcou gerações… Essa obra se chama: O Homem Medíocre.

Para José, o "Homem medíocre" é aquele que não busca a excelência, que não conseguiu desenvolver sua máxima personalidade, e se tornou mais um humano "Cinza, vazio e passivo".

Um ser que se contenta com a mediocridade e não se esforça para desenvolver todo o seu potencial.

  • O Homem Medíocre, segundo Ingenieros, é aquele que não tem ambições elevadas, que não se esforça para superar suas limitações e que se conforma com uma existência simples e sem grandes realizações.

E sem dúvidas, essa descrição de Ingenieros é perfeita quando vamos analisar o "Por que somos um país tão rico, mas ao mesmo tempo tão pobre".

Ao ponto de abrigar uma população que constantemente vive em busca de prazeres efêmeros, de superficialidades e muito mais…

  1. A verdade é que o Brasil é um país muito rico materialmente, mas muito pobre moral e intelectualmente.

  2. E obviamente, quando falamos isso, temos que levar em consideração todos os fatores externos e sociais que vivemos como: Desigualdade, miséria, aspecto político, economia, etc.

Mas, independente disso, o que queremos trazer hoje aqui para vocês é um "Diagnóstico" sobre como adentramos em um ciclo infinito de mediocridade, conformismo e pobreza.

E como, a saída disso, está relacionada a boa formação intelectual do povo Brasileiro.

E não necessariamente com uma formação técnica. (Apesar de ser importante também)

Um homem medíocre, vai além da falta de um diploma.

Já dizia o ditado…

"Existem idiotas com doutorado, e gênios que nunca frequentaram uma faculdade."

E isso significa que a mediocridade é reflexo de uma formação humana (Moral e intelectual) deficitária, e não necessariamente de uma falha na formação técnica das pessoas.

E por isso, o grande problema no Brasil, na verdade, não está relacionado diretamente à educação formal. (Óbvio que isso é fundamental), mas o problema principal, não é esse.

  1. O Problema está na famosa "Educação que vem de casa"

Isso pois, a educação que vem de casa é aquela que educa o ser humano a "Ser HUMANO", a se desenvolver no âmbito pessoal, de forma integral, Desenvolver seus valores, princípios, a sua forma de pensar, sua capacidade de discernimento, de comunicação, etc. 

E no contexto atual, em que as famílias estão cada vez mais sobrecarregadas com diversas demandas e influências externas… É comum que essa educação entre em decadência. 

E como consequência, isso é delegado para instituições como escolas e Universidades.

  • (Que a princípio, tem como objetivo formar mão de obra, e não um ser humano. )

As Escola e Universidades tem como objetivo desenvolver uma habilidade técnica para o mercado. E não desenvolver um ser humano para a vida…

Agostinho Carrara - Um reflexo do Brasileiro Médio?

O Clássico seriado "A Grande Família" da TV Globo, é uma excelente descrição geral do nosso povo.

Isso porque a grande família faz parte do âmbito da televisão que, por meio da ficção, realiza um comentário sobre a realidade nacional.

Ao longo de cada episódio são discutidas questões sociais como a falta de dinheiro, desemprego e problemas familiares, todas com um viés humorístico.

O seriado é um exemplo de sitcom, ou comédia de situações. A sitcom de “forma satírica, (...) diz a verdade sobre questões sociais, políticas e familiares de uma determinada cultura.

  • No caso da Grande família, temos personagens que são o mais puro reflexo do "Jeitinho Brasileiro" "como é o caso do Ícone, Agostinho Carrara.

  • Agostinho é frequentemente retratado como preguiçoso, irresponsável, conformado com sua situação e muitas vezes busca atalhos para lidar com os desafios da vida.

E do ponto de vista da mediocridade, citado por José Ingenieros…

Agostinho pode ser visto como um exemplo de pessoa que não busca a excelência em sua vida. Ele parece contentar-se com uma existência simples, sem grandes realizações ou ambições.

Em relação à falta de formação moral, Agostinho muitas vezes age de forma egoísta e irresponsável, colocando seus interesses pessoais acima dos interesses de sua família.

Sua conduta muitas vezes reflete uma falta de valores sólidos e princípios éticos, o que o leva a tomar decisões questionáveis e a evitar responsabilidades.

Entretanto…

  • Ele, ao mesmo tempo, é uma pessoa que se diz "Sempre agir dentro do que é certo, legal e moral", mas é nítido que na verdade, isso tudo não passa de uma fachada.

E isso, é presente na vida de grande parte da população Brasileira.

Grande parte dos nossos valores são pura convenção social.

Pois não termos fundamentos sólidos, e muitos de nós, são seres passivos, que estão sempre "Inquietos" em busca de analgésicos.

Os analgésicos e a Bestialização…

Os analgésicos (Festas, Bebidas, pequenos prazeres, Entretenimento, bestialização), nos confortam momentaneamente, entretanto, isso é o suficiente para perdemos a nossa capacidade de sair de um fenômeno chamado:

Conformismo.

E como consequência desse fenômeno, o ser humano não consegue alcançar a plenitude, excelência, o progresso social.

E principalmente, ele não consegue ficar em paz, está sempre com conflitos internos…

  • Isso pode ser visto em nossas brigas ideológicas constantes, por exemplo.

  • Nisso, o ser humano mina completamente o seu potencial máximo.

E por isso buscamos a FUGA.

  • Por isso, alguns de nós buscamos viver sem leis, sem ordem, sem referência. 

Apenas em busca de prazer…

E assim nasce um ser indiferente, vazio e desordenado internamente.

E portanto, entramos em um ciclo infinito em busca material, para sanar as necessidades imateriais. 

  1. Disso, aquilo que realmente importa (Felicidade plena), é esquecido e substituído pela realização de desejos, prazeres, vaidade, etc. (Felicidade Efêmera).

Portanto…

Somos uma sociedade de pessoas Individualistas, Hedonistas, Consumistas, Cansadas e que vivem em busca dos "Pecados capitais", como a vaidade.  (Fama e Dinheiro).

Um caminho para a "ordem e progresso"?

Até aqui, podemos concluir que, em grande parte, a nossa população é na verdade, caracterizada por pessoas completamente desordenadas internamente.

Fragmentadas moralmente e que vivem em uma espécie de "Passividade intelectual", ou seja: Apenas reagem ao ambiente na qual estão inseridas.

Não necessariamente pensam, moldam e constroem.

E isso é exatamente o que Ortega Y Gasset descrevia como " Um ser humano massificado", ou seja…

Um indivíduo que surge nas sociedades modernas, caracterizado pela falta de individualidade, pela conformidade com padrões sociais predominantes e pela perda do senso crítico.

  • E para contornarmos isso, precisamos de ordenação interna, construção de personalidade sólida, e acima de tudo… Fundamentação moral.

Somente desta maneira saímos do mundo da "Felicidade Ilusória", e começaremos a viver a nossa verdadeira natureza. 

E esse, consequentemente, é o caminho para o verdadeiro desenvolvimento do Brasil…

O Desenvolvimento de uma nação forte, inicia-se na construção de uma cultura forte.

Mass.. Isso é uma longa conversa, e que em breve vamos falar mais a respeito.

Enfim… Nos vemos na Próxima segunda, às 8:14.