Uma última carta antes de 2025...

Hoje a edição será especial, por isso, apenas pedimos 5 minutos da sua atenção, pois não temos dúvidas de que: O que iremos falar hoje aqui, será fundamental para você construir um 2025 mais pleno, próspero e verdadeiramente feliz!

Então, antes de você começar a se preparar para o Reveillon, vamos falar sobre umas coisas aqui…

1. O Ano de 2024.

A Primeira coisa que gostaríamos de conversar aqui com vocês é sobre: O Ano de 2024.

Nós não temos dúvidas que muitas coisas aconteceram na vida de vocês no ano de 2024, provavelmente você se frustou, conquistou, sorriu, chorou, abraçou, amou, sofreu..

Enfim…. Somos seres humanos, e todos os dias estamos suscetíveis a diversas experiências externas que nos afetam, diretamente ou indiretamente.

  • Todos os dias temos uma VIDA para zelar, todos os dias temos uma VIDA para viver, todos os dias temos uma uma VIDA para aprender.

E nós aqui da @intelectualCurioso, esperamos do fundo de nossos corações que você tenha progredido bastante esse ano, que você tenha desbravado mais a vida, e que você tenha amadurecido mais - Afinal, esse é a finalidade última da vida:

  • O Amadurecimento em busca do florescimento - Eis o que Aristóteles chamava de “Spoudaios”.

O Spoudaios é a personificação do ideal aristotélico de um ser humano que vive segundo sua verdadeira natureza, ou seja, como um animal racional e político (Social).

O Spoudaios é, acima de tudo:

  1. Aquele que vive alinhado ao seu propósito mais elevado, buscando constantemente a excelência em todos os aspectos da vida — seja no cultivo das virtudes, na construção de relacionamentos significativos ou na contribuição para o bem comum.

  2. Ele é o exemplo vivo de uma pessoa que floresceu, que não apenas reagiu aos desafios da vida, mas os utilizou como combustível para crescer.

E é exatamente isso que esperamos que você tenha feito em 2024: Enfrentado os desafios com coragem, aprendido com as frustrações, celebrado as conquistas e, acima de tudo: Se tornado uma versão melhor de si mesmo.

Afinal, a vida não é apenas sobre o que acontece conosco, mas sobre quem nos tornamos no processo.

E isso, é um processo constante, a busca pela excelência e pelo florescimento é um processo que perdura pela vida.

  1. Que diga-se de passagem, vai muito além do materialismo e do imediatismo superficial. É algo que é inerente a nossa própria natureza.

  2. E para de fato conseguirmos alcançar a excelência e o florescimento nos campos mais profundos de nossa existência, precisamos sempre recorrer ao Autoconhecimento.

Precisamos recorrer a natureza Humana, afinal, compreendermos a nós mesmos é compreendermos a finalidade da nossa vida, das coisas e do universo.

É resgatar aquilo que a Modernidade esqueceu e deixou de lado: O Telos Ideal.

2. “Negue-se a si mesmo”

A modernidade, nos mostra que para alcançarmos esse “Florescimento e auto-realização” precisamos ir em busca da realização e do saciamento de todos os nossos desejos mais profundos, entretanto… Isso é o mais puro reflexo do “Telos corrompido”.

“Telos” é um termo grego que se refere a “Finalidade da existência”

E neste sentido, ele é “corrompido” pois a finalidade da existência do ser humano não habita no carnal, mas sim, no equilíbrio entre carne e razão.

Ou seja, a partir do momento em que nos deixamos guiar apenas pelos impulsos carnais — os desejos efêmeros, o prazer imediato, o consumismo desenfreado —, nos afastamos do que é verdadeiramente humano e nos aproximamos de uma vida desordenada e superficial.

  • Portanto, a modernidade, ao enfatizar a satisfação imediata e o individualismo, esqueceu que o verdadeiro telos humano reside no alinhamento com a razão, com as virtudes e com o que é eterno. (E é apenas isso que é capaz de sustentar a plenitude à longo prazo).

E isso, sem sombra de dúvidas exige sacrifício, exige dor, exige esforço, e acima de tudo… Exige coragem.

3. Coragem e Mudança.

Afinal, a verdadeira mudança advém da coragem.

Advém da sua capacidade de assumir as rédeas de sua vida, se autodominar e inclinar a sua vida para aquilo que é durável e profundo, e não para o imediato e superficial.

  • E por isso, queremos queremos dizer para você que: Nós estaremos aqui em 2025 para servir aos corajosos.

Durante 2024, nós mudamos muitas coisas internamente, reduzimos significativamente o nosso conteúdo (Principalmente agora no fim do ano) por um único propósito: Dar dois passos para trás, para poder dar dez passos para frente.

E os passos para frente serão, aquilo que já prometemos desde setembro para vocês: Um canal no Youtube e conteúdos ainda mais aprofundados.

  • 2025 será uma verdadeira jornada, um ano para aqueles que buscam mudança, propósito, e o verdadeiro enriquecimento… O da alma.

E é para quem busca isso que nós estaremos aqui.

E é isso que desejamos para você: Coragem.

Coragem para verdadeiramente mudar, coragem para progredir e coragem para encarar o seu pior inimigo: Você mesmo.

E para todos que buscarem esse caminho… Saiba que estaremos aqui.

Desde já, lhe desejamos uma Belíssima virada de ano e boas festas!

Ass - Equipe @intelectualCurioso.